Skip links

Planejamento de Mídia – O que você precisa saber?

Sempre que nos comunicamos, precisamos ter certeza que nossa mensagem irá ser compreendida. E entre tantas formas que temos para nos comunicar, nos assegurarmos que estamos executando essa tarefa da melhor forma possível é indispensável. O planejamento de mídia é um grande aliado nesse momento, afinal o método trata de visualizar toda a comunicação com antecedência certificando-se de que o processo está conectado entre si, para atingir bons resultados. Continue lendo, e saiba como um planejamento de mídia pode te ajudar!

Por que planejar sua campanha?

Planejar uma campanha é o ato de determinar previamente a estrutura da sua comunicação, através de etapas. Essas etapas devem ser construídas com base em dados e não apenas subjetivamente. Esse é um processo simples, porém nos dá visão de todo o caminho a ser percorrido, de forma clara para otimização de seus resultados. Ou seja, a análise e captação de informações relevantes, interligadas com os resultados desejados e suas expectativas.  É um direcionamento eficiente.

Outros pontos importantes:

  • Economia: Afinal, errar é sempre mais caro que planejar;
  • Consciência de mercado: Análise de ameaças, oportunidades, pontos fracos e fortes;
  • Orientação: Objetivos traçados e bem comunicados com toda a equipe;
  • Coordenação: Delimitação de funções, deveres, prazos e entregas;
  • Direção:  Para um veleiro sem destino, qualquer vento é ruim;
  • Otimização: Resultados palpáveis.

Mídia orgânica x Mídia paga

A utilização de mídia orgânica e a mídia paga são estratégias fundamentais para seu planejamento de campanha. Apesar de bem diferentes, ambas quando bem aplicadas podem gerar resultados satisfatórios. Conheça um pouco mais sobre essas mídias:

Mídia Orgânica

Uma comunicação que não custeia veiculação, ou seja, seu alcance depende somente de seus aspectos de produção, como um texto de blog com um bom SEO.  A mídia orgânica é utilizada para desenvolver um relacionamento com pessoas que já conhecem sua marca e/ou a criação de conteúdos para ganhar relevância em determinado assunto. Ou seja, relacionamento e credibilidade. Por exemplo blogs, redes sociais, ebooks e infográficos, são formas populares de mídia orgânica.

Mídia Paga

A mídia paga é o investimento feito para proporcionar visibilidade ao conteúdo. Direcionada a resultados, essa mídia possibilita especificações de públicos-alvo, gerando leads qualificados. Além da ampliação da mensagem, que possibilita que o conteúdo produzido tenha seu alcance multiplicado. Ideal para:

  • Aumento de tráfego;
  • Geração de leads mais qualificados;
  • Reconhecimento de marca;
  • Resultados mais rápidos.

É isso que preciso! Por onde eu começo?

Para a criação de um planejamento de mídia, você deve começar analisando o ambiente em que sua empresa está inserida. Olhar para empresas que estão no mesmo ramo, ou semelhantes e observar quais fatores internos e externos podem influenciar sua campanha. Vale a pena destacar quais as oportunidades e ameaças do cenário para utilizar cada dado a seu favor, ou pelo menos, estar preparado que nenhum se torne um problema. É aqui que começamos nosso planejamento: Primeiramente, quem são meus clientes? Qual a melhor maneira de atraí-los?  Para responder essa questão precisamos conhecer nosso mercado. Quem são os meus concorrentes? Quais são seus diferenciais/objetivos/benefícios? Ou seja, quanto mais informação, melhor!

Após se situar no mercado, sabendo exatamente quem você é nesse quebra-cabeça. Você precisa definir sua estratégia e delimitar quais passos serão necessários. Uma dica para esse momento, é sempre começar com metas simples, que possam ser rapidamente concluídas e que as metas mais complexas resultam da conclusão dessas metas primárias. Porém sem esquecer, que tudo isso deve ser orientado a um resultado principal, como se tornar internacional ou alcançar x de lucros.  E por fim, a criação de metas e prazos e suas respectivas distribuições, afinal até a mais longa das caminhas se iniciam de passo a passo.

Gostou de saber mais sobre planejamento de mídia? Fique ligado nas redes da Zads que em breve traremos mais conteúdos relevantes sobre esse assunto!